9 locais cervejeiros para a sua próxima escala em Zurique

As viagens relacionadas ao turismo cervejeiro estão cada vez mais populares, organizadas por profissionais da área já a algum tempo, mas também vem despertando o interesse pelas grandes empresas de viagens com a criação pacotes turísticos específicos para os apreciadores de cerveja.

A Europa sem dúvida é um dos destinos preferidos quando o tema é cerveja, já que na mesma viagem é possível visitar e conhecer os países das 3 das grandes escolas, Alemanha, Bélgica e Inglaterra.
A proximidade geográfica e o linha de trens ligando o continente permite viagens mais rápidas, já que se beber não dirija.

Uma cidade que serve muitas vezes de escala para os voos saindo do Brasil acaba ficando de lado quando entramos no tema cerveja, estamos falando de Zurique na Suíça. Apesar de não ser conhecida pela sua cultura cervejeira, a Suíça é um dos países com o maior número de cervejarias por número de habitantes no planeta, dados de 2016 informam mais de 750 cervejarias registradas, para um país com 8,3 milhões de habitantes, sem dúvida um número bem expressivo.

O consumo per capita por ano chega a 55.9 litros, porém este número vem diminuindo com o passar dos anos, contrariando o número crescente de novas cervejarias e cervejeiros caseiros e a expansão da cena cervejeira artesanal que está em ebulição em todo país.

Aproveitando as informações e dicas que dois amigos pediram para suas próximas viagens à Europa com passagem pela Suíça, listei alguns locais cervejeiros. Boas opções caso estejam no país ou mesmo em caso de escalas mais longas. Ao invés de desperdiçar horas no aeroporto, muita coisa boa está por perto para ser descoberta.

1. The International Beer Bar

Um dos principais pontos de encontros cervejeiros de Zurique. Um bar pequeno mas com muito estilo e com dezenas de cervejas artesanais em seu cardápio, grande parte delas da própria Suíça. Esta localizado em uma região muito agitada, com diversas pequenas lojas desde artistas indepentendes, produtos artesanais regionais, queijos, vinhos e muita cerveja artesanal.

The International Beer Bar
Luisenstrasse 7 – 8005 Zürich
facebook.com/theinternationalbeerbar/

2. Amboss Bier

Tap Room e loja da cervejaria Amboss. Localizada em uma área de novas empresa, startups internacionais chamada de Technopark. Além de poder degustar as cervejas próprias também ocorrem eventos de degustação, brassagens abertas, pockets shows.

Amboss Bier
Hardturmstrasse 11 – zufahrt via Technoparkstrasse, 8005 Zürich
facebook.com/amboss.ch/

3. Kaiser Franz

Um bar com um estilo mais antigo, rústico. Apresenta uma grande diversidade de rótulos e os funcionários fornecem informações detalhadas sobre o que está sendo servido. Um pouco mais difícil de encontrar mas vale a visita. Muito frequentando para jogos de futebol.

Kaiser Franz
Rolandstrasse 22 –  8004 Zürich,
facebook.com/kaiserfranz.li/

4. Fork & Bottle

Com uma carta com mais de 50 opções de cervejas artesanais, o Fork & Bottle é um dos pontos de encontros cervejeiros da cidade. Também possui cozinha própria com especialidades, para harmonizar com os rótulos escolhidos.

Fork & Bottle
Allmendstrasse 20 – 8002 Zürich
facebook.com/ForkAndBottle.ch/

5. Drinks of the World

Trata-se de uma loja especializada em cervejas, localizada no subsolo da estação central de Zurique (Hauptbahnof). Informam que possuem mais de 1400 diferentes produtos e sem dúvida as cervejas são os destaques. Rótulos praticamente impossíveis de se encontrar no Brasil ou mesmo em outros países você pode ter sorte e encontrar aqui uma ou duas garrafas.
Também possui unidades em outras cidades: Genebra, Basel, Berna, Winterthur, Luzern, Oerlikon e em 2018 também em St.Gallen

Drinks of the World
Bahnhof Zürich, Halle Landesmuseum – 8001 Zürich
facebook.com/drinks.of.the.world/

6. Brasserie Federal

Um bar/cervejaria localizada também na estação central de Zurique, no andar térreo. Com seus vitrais e pé direito bem altos, atrai sem dúvida a atenção. Possui uma carta com dezenas de cervejas locais e importadas como também rótulos próprios. Vale a visita caso esteja na espera pelo próximo trem.

Brasserie Federal
Bahnhofplatz 15 – 8001 Zürich
facebook.com/federalhb/

Os próximos locais são relativamente novos e não tive oportunidade ainda de conhecê-los.

7. Grain

Um dos novos integrantes da cena cervejeira artesanal da cidade. O Grain possui uma cozinha que oferece pratos um tanto quanto especiais. O local tem como objetivo elevar o conceito da cerveja relacionando-a com a alta gastronomia, como ocorre muitas vezes com o vinho. Uma das surpresas é a pista de boliche no subsolo 🙂 O site oficial não está acessível do Brasil, mas link do facebook segue abaixo:

GRAIN
Zürichbergstr. 71 – 8044 Zürich
facebook.com/grainbarrestaurant/

8. Steinfels

Cervejaria localizada em Zurique que tem orgulho de informar que a cerveja é produzida com água da própria cidade. No restaurante da cervejaria é possível o processo de produção enquanto conhece os rótulos produzidos pela Steinfels.

Steinfels
Heinrichstrasse 267 8005 Zürich
facebook.com/steinfels.zh/

9. Eldorado

Também um dos novos integrantes na lista de opções dos apreciadores de cerveja artesanal, o Eldorado oferece 101 diferentes rótulos de todo o mundo. O local oferece um desafio, quem degustar todas as cervejas do local, entrará para o Hall da Fama, e será considerado um Eldorado.

Eldorado
Limmatstrasse 109 – 8005 Zürich
www.eldorado-zh.ch

Independentemente do local que irá visitar, sempre é bom telefonar antes para verificar os horários de atendimento ou mesmo se o local estará aberto normalmente. Um clique na página do Facebook pode economizar tempo e a grana do ônibus ou táxi.

No mapa abaixo você pode verificar a proximidade entre os locais e usar a estação central como base se precisar deixar a bagagem por algumas horas.

Referências
Bov Beers –  https://bovbeers.wordpress.com/2017/01/05/a-look-back-at-2016/
Newly Swissedwww.newlyswissed.com/